Sonhos de Consumo - BB 8
Setembro 05, 2015
Francisco Chaveiro Reis
No fim do ano chega às salas de todo o mundo o sétimo episódio da saga Star Wars, criada por George Lucas. A saga dispensa apresentações. É um dos expoentes máximos da cultura pop que faz com que o entretenimento norte-americano domine o mundo. Um dos aspetos mais interessantes sempre foi a força do marketing na saga. George Lucas percebeu, nos anos 70, que os seus fãs quereriam ter um pedaço do mundo Star Wars perto si, na sua casa ou na sua mão. Nasceu uma gigantesca coleção de merchandising. À medida que os fãs de então cresciam e os seus rendimentos também, o merchandinsg tornou-se mais sofisticado e….mais caro.
Esta semana, o mundo conheceu o novo BB-8. É uma personagem icónica do filme que há-de chegar e existe em forma de um gadget de cerca de 10 centímetros, com um custo de 170 euros. Anda, “fala”, mapeia o espaço onde anda e projeta hologramas. É o Santo Graal de qualquer fã. Eu, como todos, quero este brinquedo. Já.